quarta-feira, 4 de setembro de 2013

SOLOMAN 113 - MINHA EXPERIÊNCIA


E vamos lá...depois da decisão de realizar o SOLOMAN 113, nova consulta, cardápios e estratégias com a nutri....muito trabalho a fazer e mudanças nos horários de treinos, conselhos do coach...decisão de staff, hospedagem...partimos nós (eu e a Valéria, minha staff) rumo a Itirapina. Já logo em Jaú paramos para comprar água e eis que avistamos o "Bigode"...que havia participado do SOLOMAN 226, em maio, tbm estava abastecendo, junto com seu staff. Saímos de lá juntos...e então eles erraram o caminho. Seguimos adiante e logo estávamos no Broa Resort...já logo encontramos o Ulisses e a Érika e logo depois o Rodrigo, com quem eu havia combinado de conferir o percurso...foi ótimo porque assim já pude fazer um vídeo do local o que facilitou bastante, afinal eu nunca havia feito nenhuma prova lá.

Quando voltamos para o hotel, havia uma mensagem do Bigode, que o carro havia quebrado na estrada, então o Rodrigo foi resgata-lo e só chegaram bem a noite.

Depois da janta, ajeitei tudo e eu e a Val fomos dormir...ou pelo menos tentar!!!

5:30...toca o despertador, café da manhã, a galera que não estava hospedada chegando, todo mundo ajeitando tudo, preparando a "área de transição roots"...e todos os solos sobem no carro da Nati pra ir até o local da "partida"!!!


Contagem 10...9...8...7...6..5...4...3...2...1...e partimos, sem chip...sem numeração...apenas com muita vontade de nadar...pedalar e correr!



Devo confessar, nas dez primeiras braçadas, foi como se uma voz me dissesse: "volta" !!! Não dei ouvidos, sabia que estava treinada, havia me preparado física e emocionalmente pra isso...e fui!!! Uma boa parte da galera saiu a frente, fiquei um pouco mais atrás, com mais uns quatro...o Bigode fazendo zig-zag na minha frente....rs...rs..eu nadando e rindo disso!!! Outro clima !!!

Senti um pouco de dificuldade em me orientar, afinal, as bóias só estavam bem lá na frente, então fui me guiando pelos outros nadadores, me senti bem e saí da água com 38min, logo depois de mim o Bigode e mais um...e subimos os três conversando...para a pegar as bikes.

A bike sempre foi pra mim a parte mais difícil, mais sofrida, sinto que depois de 2 anos treinando é que consegui ter alguma melhora, mas ainda assim falta muito...lá fui eu...90km pela frente...a Valéria foi de carro acompanhando e junto com ela estava o Bruno, staff do Bigode (como eles acabaram ficando sem carro, o Bruno ficou no apoio do Bigode junto com a Val)...saí no meu ritmo de prova...não conhecia o local, não sabia ao certo o que estava por vir, mas que era uma boa altimetria!!! A ida até que foi tranquila...com algumas subidas...eu era a última, mas não me preocupei com isso, sabia que a bike é meu ponto fraco, e não adiantava forçar, pois ainda teria que correr 21km!!! Meu objetivo traçado era concluir a prova entre 7h e 7he meia.


Depois do retorno, as subidas aumentaram um pouco, mas confesso que até que conseguir manter meu ritmo, ia controlando pela média que não estava caindo tanto...a Val estava sempre passando e perguntando se estava tudo bem... o Bruno filmando...basicamente tudo tranquilo...então como ainda tinha muitos km pela frente eu comecei com meu hábito nos treinos longos: CANTAR!!! ahahah, a Val no dia anterior tinha dito pra eu cantar "Evidências"...e lá fui eu, o Bruno filmou tudo e o vídeo vai ficar muito divertido. Normalmente não canto em voz alta...gosto de cantar pq distrai a cabeça, cansa menos; como eles estavam ao lado no carro, cantamos os três juntos em alto e bom som!!!

Lá pelo km 70 eu consegui ultrapassar a Adriana que estava a minha frente...de lá segui e fui em direção ao Resort...qse perto da chegada havia uma placa indicativa "BROA GOLF RESORT A 1300m"...pensei: "Oba, falta pouco"...mas era uma bela de uma subida e nesse momento passei pelo Renato Dantas e seu staff, que já estava terminando a corrida. Fui subindo e tentei ficar um pouco em pé, mas senti uma dorzinha na coxa direita e achei melhor não forçar...nesse instante, o staff do Renato me alcança com a MTB, fica alguns metros na minha frente (sem vácuo hein Ulisses) e me diz "Vai lá que agora é só descida" ...deu um gás extra e qdo acabou a subida eu agradeci e ele voltou ao lado do Renato. De lá segui até chegar de volta ao Resort e me preparar para a corrida.  Consegui fechar a bike com 3h e 33min!!!



Chegando na transição, o Rodrigo Massoni tbm estava de saída, até estranhei ele estar lá ainda, afinal estava bem na minha frente durante a bike...eis que ele me diz "Ah eu dei um pulo na piscina pra refrescar um pouco" (eu pergunto:quando é que isso aconteceria numa prova "comum"), então começamos juntos (detalhe que o cara corre muito)...cerca de uns 600m depois eu senti a coxa esquerda com uma câimbra muito forte, nunca na vida havia sentido aquilo, disse ao Rodrigo que ele podia ir, pois eu precisava parar. Simplesmente não conseguia alongar a perna, doía demais...então fui andando bem devagarzinho...até que senti a musculatura soltar...então voltei a correr. Depois disso foi a temida e famosa corrida dentro do Golf...um sobe desce sem fim, piso de bloquete, sol de 32 graus, umidade 20%...ou seja, somos todos loucos!! Lá cruzei com a galera correndo, muita gente estava sem staff , então como havíamos levado bebida extra, acabamos cedendo pro pessoal. Por volta do km 6, voltei a sentir câimbras, dessa vez nas duas pernas...travei!!! Não conseguia me mover...a Val estava me acompanhando o tempo todo de MTB e com as bebidas e suplementos numa mochilinha, pediu que eu deitasse pra alongar...mas não tinha condições...se eu tentasse deitar...eu cairia no chão. Massageei um pouco as pernas, tentei solta-las...e devagar voltei a caminhar, até que passou e consegui voltar a correr.  Daí não parei mais, o sol estava de matar...mas eu estava muito motivada a terminar..e pelo que eu vinha monitorando do meu tempo, conseguiria terminar em menos de 7h.

Qdo acabou aquela mesma subida onde já havia passado com a bike, entrei no Resort novamente, tinha  mais uma subidinha e depois seria só fazer a chegada "oficial"...olhei pro relógio que marcava 6:52...daí desembestei....fiquei muito muito muito feliz, estava completando minha primeira prova de longa distância, sem quebrar...com pessoas  muito especiais, num clima de cooperação incrível! Cheguei correndo animadíssima, o Bruno estava filmando...deu tempo até de erguer os braços no sinal do SOLOMAN!
Fechei a prova com 6:54min!!! Abaixo do esperado...ebaaaa!!! Consegui fazer o percurso da corrida em 2h34min!!! Quem estava alí sabe o qto foi difícil!!!



Até hoje foi a prova que eu terminei mais feliz, para mim foi uma superação  muito grande, por tantas coisas que me aconteceram nos últimos meses, conseguir encontrar incentivo e disposição, apoio dos amigos e das pessoas que acreditaram em mim, fazer novos amigos, pessoas com outra visão do esporte, fair play, jogo limpo, amor ao esporte, é nisso que eu acredito...porque..."Eu nado, pedalo e corro, quando e onde eu quiser"!!!! VIDA LONGA AO SOLOMAN!!!

Vão ter que me aguentar por muito tempo agora!!!

E se ficou curioso para saber mais sobre o SOLOMAN, clique aqui e conheça a história e a filosofia, dessa que pode até não ser uma prova oficial, mas que com certeza tem na sua essência o verdadeiro esporte de endurance: http://solomantri.blogspot.com.br/




9 comentários:

  1. Maria, é isso ai, você se mostrou uma guerreira. Bora treinar pra Pirassununga !!!! beijos

    ResponderExcluir
  2. muito legal... Acho que aqueles eucalipto causam caibra.... Hahah...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curado, nunca senti aquilo na minha vida, fiquei sem reação...parei...e esperei passar!!! Coisa de doido!!! Bora que agora tem mais um long em novembro!!! Um abraço!!

      Excluir
  3. Muito muito muito muito orgulho de poder te acompanhar, chefe. Você é inspiradora, é exemplo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Deh, eu fico feliz de poder incentivar cada um de vcs nos seus propósitos!!! E de podemos comemorar isso juntas!!!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Marcus, muito obrigada!!! Estou me esforçando...bem vindo ao blog!!!

      Excluir
    2. Olá Marcus, muito obrigada!!! Estou me esforçando...bem vindo ao blog!!!

      Excluir