terça-feira, 25 de agosto de 2015

Cutucando algumas feridas!

Todos os dias ouço e leio nas redes sociais muitas e muitas frases, hashtags do tipo: "Correr é minha vida",  "Viciados em corrida"...e outras coisas do tipo.

Acredito que é extremamente válido o incentivo a prática de uma atividade física, o combate ao sedentarismo, a mudança de estilo de vida...e a corrida é nada mais que a atividade mais democrática que existe, pois não é preciso nada além do próprio corpo e de um espaço que pode ser a rua, uma pista, um calçadão.

Entretanto, tenho feito algumas análises e observações há algum tempo e acompanhado algumas discussões sobre o assunto e como educadora física e também atleta não poderia deixar de dar a minha opinião.

Antes de mais nada, que fique claro que essa é a MINHA opinião, a MINHA análise da situação, sem querer criticar ou julgar as atitudes de  niguém, até porque acredito na liberdade de cada um para fazer suas escolhas.

Para mim, correr (assim como qualquer outra atividade física) traz (ou deveria trazer) benefícios diversos tais como: melhora cardio respiratória, diminuição da gordura corporal, regulação da pressão, liberação de endorfinas, melhora na auto-estima, alívio do estresse...porém esses benefícios tem perdido o sentido no momento em que o mais importante esta se tornando: status, troféus, pódios, número de provas corrida durante o ano, usar os tênis que os famosos usam...e por aí afora!!! Aliado a isso vem a forma descontrolada com que as pessoas tem corrido, levando muitas vezes o corpo além do limite, treinando como se não houvesse o amanhã, com a postura e a respiração totalmente desordenada, participando de provas de modo sequencial, sem deixar o corpo se regenerar... A pergunta que me faço é: tudo isso a troco de que ? (Tenho minha opinião mas deixo em aberto para que cada um tire suas próprias conclusões)

A meu ver, essa postura trará algumas consequências: lesões (o fantasma de qualquer atleta, profissional ou amador), tristeza (sim...tristeza)...aquela que chega quando a pessoa não consegue melhorar o pace...ou faz um tempo maior do que desejava ou até mesmo quando faz um tempo maior do que já tinha feito anteriormente na mesma prova...e pode ser até que abandone a corrida...pois falta aquela motivação que sempre existiu!

Então vocês me chamarão de pessimista, chata ou até mesmo invejosa..mas estou sendo sincera e realista. Infelizmente tem faltado bom senso e sobrado uma mídia apelativa (Seja rápido, seja magro,seja forte, use esse tênis das estrelas, corra melhor com as meias X...) e um desfile de egos!

Procurar ser melhor, não é significado de  passar sobre os limites do corpo ou das orientações do treinador...tentar ser melhor é compreender que é preciso paciência para construir um pilar de fortalecimento e condicionamento, humildade para aceitar as dificuldades e limites e principalmente muito respeito, respeito consigo mesmo, com seu corpo que busca de todas as maneiras fornecer substratos para mante-lo em pé com o organismo funcionando em ordem...mas que também precisa de descanso, de alimento, de repouso, de uma noite bem dormida!

Mais uma vez quero deixar claro que minha idéia não é desmotivar ninguém; muito pelo contrário...quero que o maior número de pessoas possa correr por muito tempo...quero que todos possam encontrar o equilíbrio entre corpo e mente, manter um HÀBITO saudável  para suas vidas. Que mais do que troféus, medalhas, posições  e paces possamos encontrar na corrida e nas demais atividades físicas, uma prática que traga qualidade de vida...acima de qualquer coisa!!!

É o que eu penso...e fico a disposição para todas as opiniões que quiserem dar!
Obrigada!








7 comentários:

  1. Perfeito. Penso o mesmo e discuto todo santo dia isso com meus amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é André, infelizmente algumas pessoas ainda optam pelo ego do que pela saúde...paciência né! ?

      Excluir
  2. Como diz um antigo ditado: "tudo demais é muito!" A prática esportiva deve ser, antes de tudo, um momento voltado à diversão, busca de saúde e de conquista de novas amizades. Texto nota 10.
    Claudio Onofre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim que eu também penso Cláudio! Obrigada por passar por aqui e comentar!
      Até quando a gente respira demais engasga né...imagine tanto esforço pro nosso corpo ...

      Excluir
  3. Parabéns MA, ótima reflexao! Hj em dia virou "moda" correr! As pessoas simplesmente correrm sem o mínimo de orientação e preparo. E eu adoro, pois resulta em vários pacientes lesados para mim! Kkkkkkk brincadeira. Corrida é uma atividade de impacto e não é recomendada para diversas patologias e biotipos, por isso antes de exercer a atividade, no mínimo as pessoas deveriam passar por um especialista para ter certeza que a atividade é indicada, para não ter frustrações e lesões futuras! *minha opinião!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ehhehe obrigada Ju! Infelizmente é isso mesmo que acontece, as pessoas podem e devem se exercitar, mas é preciso cuidar devidamente do corpo não é mesmo ? bjs querida!

      Excluir