segunda-feira, 18 de abril de 2016

Movimento pela Mulher - Bauru - o primeiro de muitos!

TODA TURMA REUNIDA NO PRIMEIRO TREINO SOLIDÁRIO - MPM-BAURU
Se existe uma palavra que possa definir o que foi esse primeiro treino, ela é SATISFAÇÃO!
Não poderia ter tido um domingo mais feliz ao reunir tantas pessoas em prol de uma das causas mais importantes para as mulheres: a violência!

Mas pera lá...vamos começar do começo!
2013 foi o ano em que a união entre esporte & empoderamento feminino começaram a acontecer por iniciativa da promotora de justiça Maria Gabriela Mansur, que atua na promotoria de Taboão da Serra no combate a todo tipo de violência contra a mulher. Um treino na USP, uma turma do bem reunida, uma causa especial e esse evento se transformou numa corrida oficial, que atrai um público que acredita no respeito, na igualdade, na justiça, na liberdade, na cidadania e que podemos viver num mundo em igualdade, onde homens e mulheres tenham direitos e deveres iguais! Parece exagero ? Não é: O Brasil é o quinto país onde mais se matam mulheres no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Boa parte das mulheres vítimas de feminicídio é negra. E em 2013 33,2% dos homicidas eram parceiros ou ex-parceiros da vítima. Por aí já podemos ver que algo está errado...algo precisa ser feito!!!!


Foi com essa idéia e com esse exemplo da Gabi que resolvi organizar um treino aqui em Bauru também! Mas por onde começar, que parceiros buscar, quem poderia patrocinar o evento ? Claro que as primeiras com quem falei foram a própria Gabi Mansur e a Deborah Capella, minha aluna e amiga que já participou de alguns blogs feministas como escritora, pessoa culta e que sempre ordena bem as idéias quando elas estão meio bagunçadas!

Definimos datas e passamos a buscar patrocinadores - tarefa difícil apesar do valor ser pequeno - infelizmente nem todo mundo acredita na proposta e num primeiro momento até diz que vai super colaborar, mas simplesmente não atende mais os seus contatos! Em contrapartida encontrei anjos queridos que desde o princípio me apoiaram, acreditaram no evento, apoiaram a causa e investiram nela, sou muito grata a cada um desses amigos que estiveram ao meu lado!
Algo que me deixou bastante feliz também foi que algumas pessoas e empresas me procuraram pois souberam que aconteceria o evento e gostariam de colaborar...doando brindes, água e até mesmo um stand para aferir a pressão dos participantes.

Pois bem, abrimos as inscrições via e-mail e logo as 100 vagas foram preenchidas, com direito a lista de espera. Pela página do facebook fomos dando as coordenadas , além de estarmos sempre oferecendo muita informação sobre o assunto - quem quiser seguir, segue o link: Página facebook - Movimento pela Mulher - Bauru

Pois que chegou o grande dia! 17/abril!
Logo cedinho montamos as tendas para retirada dos kits (que ficaram lindos), para massagem e para o Movimento Turbantaço, comandado por Nina Barbosa, que ofereceu uma maravilhosa oficina de turbantes para as presentes!

Não cobramos taxa nenhuma de inscrição, porém pedimos doações de roupas e calçados femininos e artigos de higiene (xampu, condicionador, sabonete, pasta e escovas de dente, absorventes, etc). Tudo isso foi doado ao CRM de Bauru, que atende mulheres que sofreram violência.

Fizemos um percurso de 5km, alguns correndo e outros caminhando, uma energia muito boa, todo mundo muito feliz e principalmente conscientes da causa e da sua importância. Vieram contar histórias, tristes e felizes, vitórias alcançadas! E exatamente por isso a palavra que definiu foi SATISFAÇÂO...pois é muito bom poder proporcionar momentos como esse, em que as pessoas venham compartilhar sua história de vida, oportunidade de encontrar na atividade física uma forma de ganhar poder, de vencer dificuldades, de encorajar a mudanças...a virar a página!

Tivemos também muitos homens presentes o que foi super importante pois queremos eles ao nosso lado, juntos!!!

Daqui pra frente quero me engajar e conhecer mais sobre esse trabalho! Quero ser mais presente e mais envolvida!! Quero que possamos estar onde quisermos, vestidas como quisermos, trabalharmos onde quisermos e que nenhuma de nós, em nenhuma ocasião, em nenhuma situação sofra qualquer tipo de violência, nem verbal, nem física, nem sexual, nem psicológica!

Quero que mais meninas, mulheres, senhoras e também os homens estejam envolvidos em eventos desse tipo, temos que faze-lo crescer, difundir a informação, a conscientização e assim conquistarmos nossa liberdade!

Me ponho a disposição para ajudar a quem precisar, a quem quiser fazer parte dessa corrente! A Gabi também já se colocou a disposição...e juntas, todas e todos vamos alcançar um mundo melhor para todos nós!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário