quinta-feira, 5 de maio de 2016

21km (que foram 31km) no 28 praias de Ubatuba - minha experiência como Soloman

Dia 30 de abril foi o dia da realização da prova Desafio 28 praias - Ubatuba, com as distâncias de 42km e 21km , uma prova que pude conferir ser linda, paisagens maravilhosas, muitas trilhas fechadas e desafiadoras.
Estava com um grupo de amigas na cidade, sendo que uma delas estava inscrita na prova. Já sabendo da viagem cheguei a entrar no site e ver sobre a inscrição, mas pagar R$200 estava fora de cogitação nesse momento.
Como estou me preparando para minha primeira ultra maratona não poderia deixar de treinar, então levei todo meu equipamento destinado a isso e resolvi fazer o percurso da prova, complementando aina mais 10km para fechar o volume total.

Aí você me diz: 'Ah...então você foi de pipoca!" - a resposta é : Não!! Não porque em nenhum momento a praia ou as trilhas estiveram fechadas ou isoladas para a realização do evento, tanto é que corremos entre os banhistas, crianças jogando bola, moradores das trilhas; ou seja, bem diferente de entrar em um percurso que estava delimitado para a realização do evento.

A largada foi na praia de Maranduba, primeiro a largada masculina, depois a feminina, seguimos pela praia, que apesar de úmida fazia nossos pés afundarem muito, por poucos quilômetros e logo chegamos a um ponto de travessia em água (algo que eu não estava esperando) e adentramos a trilha.  As primeiras trilhas era bem razoáveis e possíveis de correr, por um tempo revezamos entre praia e trilha até seguirmos por vários quilômetros somente single track, com muitas pedras, troncos, alguns morros a subir e ladeiras a descer (para mim a pior parte, tenho medo de cair) - inclusive fico me perguntando e uma moça me fez a mesma pergunta: se alguém cai naqueles barrancos acontece o que ? Morre ? Porque não tinha ninguém lá...e em alguns pontos nenhuma rede de proteção! Espero que nunca tenha caído ninguém!





Levei minha própria alimentação e hidratação: azeitonas, sachê de sal, barrinhas de castanhas, rapadura, gel e BCAA - a estratégia alimentar estava anotada na minha mão para não ter erro...porém por volta do 12o. km quando fui tomar a dose de BCAA meu potinho havia sumido, deve ter caído em algum trecho e não percebi - mordi um pedaço de barrinha de castanha e reformulei a estratégia mentalmente. Logo depois quando era a hora do sal, ele também havia se perdido - e novamente tive que me virar com o que tinha em mãos. Por precaução levei coisas a mais e troquei o BCAA por pedaços da barrinha de castanhas e me virei com a rapadura e o gel. No fim deu tudo certo e consegui manter um bom esquema de alimentação - lição: sempre levar coisas a mais!!!

Voltando ao percurso, eu não tinha nenhuma pretensão, muito menos obrigação de tempo, estava ali para cumprir a minha distância e curtir o visual - realmente as trilhas são lindas, passamos por trechos onde dá vontade de parar, sentar e ficar só observando e isso é algo que pretendo fazer, sem ter que correr - no segundo trecho de trilhas achei a dificuldade bem maior e acabei andando por muito tempo, chegou até a desanimar e se eu pudesse teria saído pela tangente e voltado ao asfalto pois não queria gastar tanto tempo apenas caminhando; mas assim é nas montanhas e nas trilhas, temos que saber que em alguns momentos é preciso poupar energia para usa-la mais a frente - foi o que fiz - segui andando e quando retornamos a praia e ao asfalto consegui correr sem maiores dificuldades (isso já por volta de 14,5km), mantendo um ritmo satisfatório para a altimetria e finalmente completando os 21km - depois disso ainda corri mais 10km para completar meu treino e fiquei indo e voltando pela praia, onde consegui ver muita gente chegando, comemorando, sorrindo, chorando, correndo forte, correndo com dor, mancando, mas com certeza feliz por mais uma conquista.





Fica mais uma vez a experiência de uma prova em local diferente, com lindas paisagens - corri de um jeito que gosto, sem me preocupar com tempo, com ultrapassar alguém ou ser ultrapassada - correndo por gostar de correr!!! Sei que muita gente é contra correr o percurso da prova e quando me viram até torceram o nariz - por outro lado muita gente falava: "Força Soloman" - inclusive um dos fotógrafos me fotografou e disse: "Você também vai estar lá"

Corri, me diverti, curti! Valeu!
Vida longa aos soloman e aos solomans - que mais do que kits e medalhas, precisam apenas de chão para correr!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário