sábado, 20 de setembro de 2014

Yoga no tri...

Por algumas vezes nessa minha vida eu tentei fazer algumas aulas de yoga, mas nunca gostei, não queria ficar de olhos fechados...queria ficar vendo o que estava acontecendo, achava um pouco monótono, difícil respirar, enfim, nunca consegui realmente me dedicar a essa prática...sempre gostei de coisas mais agitadas!

Lá na Iron Coach, a assessoria que eu treino, treinava também a Patrícia, a gente costumava fazer juntas os treinos de natação, depois ela passou um tempo na Índia e acabou não retomando mais os treinamentos...mas a gente sempre se falava pelo facebook e eu acompanhando as postagens dela no Instagram!

Paty e eu numa provinha de mini triatlo do SESC-Bauru
 Em meados de abril, quando eu já estava em treino para a Maratona, a Paty lançou um desafio de yoga, onde a cada dia ela postava uma foto de um ásana (que são as posturas) e as instruções de como realizar, com as variações que poderiam ser feitas para facilitar ou dificultar. Resolvi participar...ia postando as fotos dia a dia, seguindo as instruções que ela passava...e fui gostando...então a Paty me convidou para fazer uma aula...e eu A-D-O-R-E-I!
Uma das posturas do desafio...
Mais uma...







Mais uma...invertida...

Para mim essa foi a mais difícil...
...essa é a versão da Paty, perfeita!


Depois que voltei da Maratona, comecei a frequentar a aula uma vez por semana, que é o que meu tempo e compromissos permitem! Mesmo assim, somente com uma vez por semana já pude sentir muitos benefícios, mais flexibilidade, alongamento, respiração mais controlada, mais calma, maior capacidade de concentração - abre aspas "esses dias atrás fiz minha semana de testes, e o de corrida sempre é um porre de fazer...achei que não conseguiria bater meu tempo anterior, que estava muito lenta, enfim, fui pro teste já conformada que não iria ainda ter nenhuma melhora...me concentrei e fui...o engraçado é que fui controlando a respiração, meu ritmo, me mantendo calma e focada, como nunca antes tinha feito, pois sempre ficava muito 'esbaforida' nessa hora; e o que aconteceu ? Foi meu melhor tempo" - fecha aspas!

Tenho me sentido muito bem com as práticas, com todos exercícios (claro que muitos eu ainda não consigo fazer, mas devagar eu chego lá), o relaxamento e a meditação são sempre muito bons e tem me ajudado muito no dia a dia...mais centrada, mais concentrada!

Levando isso para o triatlo, é bem bacana a comparação, pois no meu caso, quando estou nos longos de corrida ou de bike, onde me preocupo menos com o tempo, acabo entrando num estado de concentração mais ou menos parecido com a parte da meditação...é onde costumo refletir sobre várias situações, onde normalmente me vem boas idéias...e claro, onde as vezes eu também canto!

A Paty selecionou pra mim um artigo bem bacana falando dos benefícios que o yoga pode trazer aos ciclistas:
Yoga e ciclismo: http://www.yogapelapaz.com.br/blog/?tag=yoga-e-esportes

Também achei vários links onde noticiava a pratica do yoga pela seleção Alemã de futebol, que teve uma campanha invejável durante a copa do mundo:

Seleção alemã praticando Yoga: http://www.anatoledoyoga.com.br/2014/07/yoga-selecao-alema/

Finalizando, o que posso dizer da minha experiência, é que algumas vezes demoramos a entender ou captar o que certa atividade possa nos trazer de benefícios, seja ela qual for; mas quando conseguimos compreender e aceitar tudo de bom que ela nos traz, o que antes era uma tarefa difícil, se torna agradável e prazerosa!

E quem quiser conhecer um pouco mais sobre a escola da Paty, ela tem uma revista digital super bacana, onde diariamente tem artigo bem interessantes! Vale a pena passar por lá e assinar para receber as atualizações!
Jaya Magazine: http://jayayogamag.com/

Namastê! :)














Nenhum comentário:

Postar um comentário